terça-feira, 18 de outubro de 2011

São Luis - MA

No dia 07/10 seguimos para São Luis, no Maranhão. Ficamos hospedados no Hotel Pousada Colonial um casarão localizado no centro histórico da cidade, um hotel simples, mas bem aconchegante.

A cidade foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com imóveis datados dos séculos XVII e XIX. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.



A cidade tem a maior fachada de azulejo do mundo (6 casas seqüenciais). Além de ter o maior prédio do Brasil com a fachada de azulejo. Arquitetura da cidade é marcada por construções com fachadas de azulejos.



Igreja e convento do Carmo: Construído em 1629. Única do mundo que tem um altar maçon, isso porque eles doavam muito dinheiro para igreja, no estilo Rococó. Também possui túneis subterrâneos que ligam a outras igrejas e a prédios públicos que eram utilizados pelos jesuítas para dar instruções aos índios, secretamente.





O altar é todo feito em ouro. Além disso, tem um altar com os santos do pau oco, que eram utilizados pelos mineradores de diamantes para driblar a fiscalização de impostos da coroa.
Tivemos muita sorte em conhecer o Jociel, que é um Guia local que estava trabalhando na Igreja, e que nos ofereceu para mostrar um pouco da Cidade de São Luis. Foi uma pessoa muito atenciosa e sem ele não saberiamos a metade do que estavamos vendo pelas ruas da cidade. Quem quiser, segue o contato dele: Jociel - 098 9908 4605 - jociel_91@hotmail.com. Vale muito a pena ter uma pessoa que conheça a cidade e mostre alguns dos pontos turísticos.



O famoso guaraná Jesus!!! Esse só tem no Maranhão!

O Palácio dos Leões é a sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão. Com três mil metros quadrados de área construída e esculpido com o primor da arquitetura neoclássica, o forte erguido em 1612 pelos franceses transformou-se em um suntuoso palácio nos tempos do governador Joaquim de Mello e Póvoas, no ano de 1766.





Vale muito a pena conhecer o centro histórico de São Luis. A cidade tem muito a oferecer em termos de história. Esse é um destino imperdível antes de seguir para os Lençois Maranheses. 
Em São Luiz não deixe de conhecer a parte nova, do outro lado da ponte, que tem os melhores restaurantes dentre eles a melhor pizza que comemos na Pizzaria Vignoli. Essa pizzaria tem somente em São Luiz, Fortaleza e Salvador. Imperdível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário