A cidade foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com imóveis datados dos séculos XVII e XIX. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.
A cidade tem a maior fachada de azulejo do mundo (6 casas seqüenciais). Além de ter o maior prédio do Brasil com a fachada de azulejo. Arquitetura da cidade é marcada por construções com fachadas de azulejos.
Igreja e convento do Carmo: Construído em 1629. Única do mundo que tem um altar maçon, isso porque eles doavam muito dinheiro para igreja, no estilo Rococó. Também possui túneis subterrâneos que ligam a outras igrejas e a prédios públicos que eram utilizados pelos jesuítas para dar instruções aos índios, secretamente.
Tivemos muita sorte em conhecer o Jociel, que é um Guia local que estava trabalhando na Igreja, e que nos ofereceu para mostrar um pouco da Cidade de São Luis. Foi uma pessoa muito atenciosa e sem ele não saberiamos a metade do que estavamos vendo pelas ruas da cidade. Quem quiser, segue o contato dele: Jociel - 098 9908 4605 - jociel_91@hotmail.com. Vale muito a pena ter uma pessoa que conheça a cidade e mostre alguns dos pontos turísticos.
O Palácio dos Leões é a sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão. Com três mil metros quadrados de área construída e esculpido com o primor da arquitetura neoclássica, o forte erguido em 1612 pelos franceses transformou-se em um suntuoso palácio nos tempos do governador Joaquim de Mello e Póvoas, no ano de 1766.
Vale muito a pena conhecer o centro histórico de São Luis. A cidade tem muito a oferecer em termos de história. Esse é um destino imperdível antes de seguir para os Lençois Maranheses.
Em São Luiz não deixe de conhecer a parte nova, do outro lado da ponte, que tem os melhores restaurantes dentre eles a melhor pizza que comemos na Pizzaria Vignoli. Essa pizzaria tem somente em São Luiz, Fortaleza e Salvador. Imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário